segunda-feira, 19 de julho de 2010

Nutrição e influências da mídia


O corpo é um campo de luta que envolve diferentes saberes, práticas e imaginário social.”

SERRA. G, SANTOS.E - 2003



O aspecto principal e fundamental para o crescimento de um profissional é o embasamento científico que se obtém na construção acadêmica e na formação de cada um. Através de estudos, cada profissional, em sua área, realiza trabalhos da maneira mais ética possível e com objetivo de cooperar com quem deseja o seu trabalho.

No caso dos profissionais da saúde, como os Nutricionistas, existem vários problemas corriqueiros que os assolam, como a mídia que, muitas vezes, converte discursos científicos em sínteses generalizantes reelaborando-os de uma forma descontextualizada e destituídas de fundamentos cientificamente comprovados.

Com uma demanda de informações avassaladoras, a mídia tenta vender os seus produtos a qualquer custo. A consequência disso é a dificuldade por parte do paciente quanto ao bom entendimento a respeito do que realmente faz bem para a saúde, além de haver um maior distanciamento com os profissionais da área.

Porém, mesmo com toda essa influência em certos aspectos negativa, a mídia possui uma atuação bastante importante e positiva, como por exemplo: levar as informações à casa do paciente possibilitando-o conhecer as novas áreas de atuação da Nutrição, o que gera um maior número de adeptos por medidas alimentares, e, como consequência muda sua imagem corporal e sua qualidade de vida.

Com isso, conclui-se que a mídia desempenha sim, um papel influenciador na construção e desconstrução de procedimentos alimentares, mas cabe aos profissionais de saúde estar bem informados e atualizados sobre os principais assuntos vigentes, além de capacitados a intervir no entendimento dessas informações midiáticas pela população, instruindo-a.


Por Thaíza Pascarelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário