segunda-feira, 19 de julho de 2010

Uma visão geral das “Dietas da Moda”


Servindo como parâmetro estético para grande parte das pessoas, os artistas e muitas vezes pessoas de grande influência, usam de medidas extravagantes que prometem um emagrecimento rápido, sem muito esforço, mas que as conseqüências podem ser prejudiciais, uma vez que podem acarretar em deficiências de determinados nutrientes. Emagrecer rapidamente, como muitas das dietas propõem, não é adequado, tendo em vista que podem ocorrer deficiências de vitaminas e minerais e a retomada ao peso inicial pode ser mais rápida do que se esperava.
Revistas de baixo custo e de fácil acesso pela população são grandes responsáveis por publicarem parâmetros de artistas, como se todas as pessoas pudessem segui-los sem restrições. Muitas vezes sem consultarem um Nutricionista, as pessoas que estão em busca de um corpo perfeito, se aderem às dietas da moda sem pensarem nas conseqüências que isso pode acarretar. Cada organismo depende de um determinado nutriente e responde de uma maneira diferente e muitas vezes, seguir como parâmetro uma dieta que não foi elaborada de maneira individualizada, não surte o mesmo efeito que uma consulta mais direcionada e elaborada com um profissional especializado.
Cada consulta é uma consulta e cada organismo tem os seus mecanismos atuando. Sem contar que a dieta deve ser restrita ao paciente, pois os dados que foram coletados na consulta para elaborá-la, são dados pessoais, com base na acessibilidade que o paciente tem ao alimento, no histórico patológico e familiar do paciente, nas condições sócio-ambientais, enfim, com base no objetivo do paciente e isso deve ser preservado a cada consulta para assim facilitar o atendimento e o direcionamento de cada consulta.
É cada vez mais comum revistas onde artistas mostram seus biótipos, terem vinculados aos dados antropométricos e ao estilo de vida, um cardápio, onde muitos deles teoricamente, consomem o que lá está contido, em quantidades e variedades esclarecidas nesse cardápio. Muitas vezes, os assinantes dessas revistas, pessoas que as compram esporadicamente, ou até mesmo pessoas que tem acesso a essas revistas de forma emprestada, conseguem uma “dieta” da moda e esse é um fator agravante para os organismos das pessoas que de certa forma não foram o parâmetro para a elaboração da dieta, o que pode acarretar em disfunções, alergias, intolerâncias, sem contar que as pessoas podem não alcançar o objetivo que pretendiam seguindo determinada dieta.
A mídia impressa muitas vezes serve como instrução para alguns fatos da atualidade, para uma consulta corriqueira de algo que se deseja abordar mais a fundo, de dicas sobre modalidades esportivas e novos aparelhos aeróbicos, de alimentos novos no mercado, enfim é de certa forma importante para se aprofundar determinados assuntos, mais é necessário que se tenha um certo senso crítico para se analisar até que ponto as coisas se passam como realmente abordam e ter sempre como referência artigos científicos, aqueles que de certa forma passam mais confiança a respeito do que se quer aprofundar.


Por Érika Guedes Freire.

Referências:

- VITOLO, Márcia Regina. Nutrição: da gestação ao envelhecimento. Rio de Janeiro,2008.

-
http://www.reporterbrasil.com.br/conteudo.php?ig=16 (acesso em 19/07/2010)







Nenhum comentário:

Postar um comentário