sábado, 31 de julho de 2010

Dieta da moda: Dieta do suco de Limão

Desde meados dos anos 80, surgiu a dúvida: Limão tem mesmo o poder emagrecedor? Vários estudos foram realizados durante esses anos e chega-se a uma conclusão: o limão é uma fruta importante para a alimentação humana, tendo em vista que tem, em 100 gramas de sua parte comestível, 46mg de ácido ascórbico (vitamina C), uma vitamina hidrossolúvel que tem a absorção de 70 a 90% da ingestão, quando a quantidade ingerida está na faixa de 30 a 180mg/dia. Na sua composição está presente o ácido cítrico, que tem ação adstringente no organismo, podendo dissolver toxinas e gorduras com o seu consumo associado a uma dieta equilibrada, pois seu excesso pode gerar complicações.
O excesso de ácido ascórbico (vitamina C) no organismo é excretado, sendo assim, o seu consumo excessivo inócuo e não há indícios de que seja cancerígeno e teratogênico. A associação mais comentada com relação ao seu excesso é quanto à sua potencialidade de aumentar a excreção urinária de oxalato e assim, aumentar o risco de formação de cálculos renais.
A vitamina C pode ser encontrada em frutas cítricas, como: laranja, acerola, tangerina, limão, kiwi, e
tc. Que carregam em sua maioria, vitaminas e micronutrientes essenciais para a realização de funções vitais do organismo humano. Além de ser importante para a absorção de Fe não hêmico (Fe3+ - presente nas hortaliças), a vitamina C trás resultados notáveis no escorbuto, enfermidade que provém da carência desta vitamina.
Algumas dietas propõem o consumo do limão por mais de 10 dias seguidos, com o consumo do suco em jejum, antes das principais refeições e sem alimento sólido associado. O seu consumo prolongado, ainda mais da forma como sugerem, pode agredir a mucosa gástrica e não são seguras do ponto de vista nutricional, pois alterações como a gastrite, por exemplo, podem causar desconfortos gástricos, a pessoa ficar inapetente por conta disso e dificultar o processo de absorção de nutrientes importantes para o organismo. Sem contar que em qualquer hipótese, o emagrecimento deve ser associado a hábitos saudáveis, pois às vezes até acontece, mais de forma inadequada e acarretando em problemas sérios à saúde.
Para uma maior absorção dos nutrientes presentes em todo suco, é interessante que o consumo seja realizado o mais próximo possível do preparo, tendo em vista que com o passar do tempo, em contato com o meio ambiente e pelas próprias reações que acontecem no suco, o seu sabor vai modificando e os seus nutrientes vão diminuindo.
O limão tem o poder de desintoxicar o organismo por conta do ácido cítrico presente. Outras frutas cítricas também contêm concentrações consideráveis desse ácido, mas o limão é campeão. O consumo do limão, associado a uma dieta equilibrada, com a ingestão de macro e micronutrientes, trás grandes benefícios ao organismo, mantendo as funções vitais, o funcionamento de órgãos importantes, desintoxicando o organismo, ajudando a combater um possível excesso de radicais livres, tendo sua ação emulsificante, enfim, todo consumo que for equilibrado, sem excessos por nenhuma parte da dieta, o organismo agradece.
Por Érika Guedes Freire.




REFERÊNCIAS
- PHILIPPI, Sônia Tucunduva. Tabela de composição de alimentos: suporte para decisão nutricional. 2.ed. São Paulo, SP: Coronário, 2002.


- VITOLO, Márcia Regina. . Nutrição: da gestação à adolescência. Rio de Janeiro, RJ;2003.


- Revista Boa Forma (Março/2010)


- TABELA brasileira de composição de alimentos - TACO: versão 1. Campinas: NEPA/UNICAMP, 2004.


- BALBACH,A.;BOARIM,D.As frutas na medicina natural;1ª Edição.São Paulo: Editora VIDA PLENA.,1993.

Nenhum comentário:

Postar um comentário