segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Dieta radical: a dieta Ornish







Criada pelo cardiologista Dean Ornish, autor do livro “Salvando o seu coração”, esta famosa dieta propõe refeições ricas em carboidratos como frutas e cereais, e é totalmente isenta de alimentos de origem animal como carne vermelha, peixe, frango, leite e derivados; e, portanto, há quase nenhuma ingestão de gorduras. O uso de azeite também é proibido e o consumo de alimentos industrializados é bem limitado.

De acordo com o Dr. Ornish, a retirada desses tipos de alimento promove a redução do consumo de gorduras para 10% o que tem como conseqüência direta o emagrecimento e a prevenção de doenças cardíacas. Por ser uma dieta rica em fibras, a motilidade intestinal também é auxiliada, bem como há a redução de colesterol e glicose sanguíneos. Além da dieta vegetariana, o médico também incentiva a ingestão de muita água e a prática regular de atividade física e de um estilo de vida saudável, tanto do ponto de vista físico como emocional, auxiliando a reduzir o risco de problemas cardiovasculares e mentais.

À primeira vista a dieta parece ser uma excelente via alternativa para emagrecimento. No entanto, se analisada com muita cautela e sob um longo período de tempo, observa-se resultados que podem comprometer o funcionamento metabólico. Começando pelo ponto negativo mais simples, a dieta é de difícil adesão por ter de restringir a inserção de alimentos que estão tão presentes no cotidiano de cada ser humano, como os de origem animal. Por retirar tais tipos de alimento, a falta de alguns nutrientes pode desencadear problemas como, por exemplo, a anemia: por falta de ferro, que é molécula integrante obrigatória das hemoglobinas, dificulta-se o transporte de oxigênio pelo corpo; e por deficiência de ingestão de vitamina B12, que é necessária à produção de eritrócitos, em parte do metabolismo dos aminoácidos e ácidos nucléicos e na manutenção do sistema nervoso.

Não só o surgimento de anemia é um potencial de risco, mas, também, a falta de zinco pode levar à impotência sexual, pois participa da formação e ação dos hormônios testosterona e estrógeno; além disso, causa danos ao sistema imunológico, devido sua função de reparação de tecidos e cicatrização de ferimentos. A falta de cálcio é outro agravante, pois tem funcionalidades múltiplas no corpo: ser integrante da matriz óssea, assim, a falta deste pode causar osteoporose; por fazer parte da bomba de cálcio, que estimula as contrações musculares, ele está envolvido também nas disfunções dos músculos. No caso específico das mulheres, a falta de gordura pode atrapalhar na menstruação, pois auxiliarão na duração de ciclos de mais de 180 dias, denominados amenorréias. A pouca ingestão de gordura prejudica também a absorção de vitaminas lipossolúveis, como vitaminas A, D, E e K, tanto em mulheres quanto em homens. A falta destas vitaminas também podem causar danos ao sistema imunológico do indivíduo,além de várias outras disfunções fisiológicas.

A perda de peso depende não só da retirada brusca de gorduras e proteínas animais, e sim da quantidade de alimentos ingeridos e da qualidade da dieta. Emagrecimento saudável é sinônimo de reeducação alimentar o que inclui alimentação balanceada, que provê todos os nutrientes de que o corpo necessita, e também a prática de exercícios físicos para manter o bom funcionamento de órgãos e sistemas,além da boa circulação sanguínea

Por Rayssa Carvalho Teodoro


REFERÊNCIAS:

www.drshirleydecampos.com.br

www.nutricaoemfoco.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário