segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Boa foma de celebridades nem sempre é sinônimo de saúde








A cantora Fergie, a top model Heidi Klum e a atriz Cameron Diaz, para manterem a boa forma, adotam a famosa dieta do “vinagre de maçã”. Uma dieta inicializada na década de 70 e que consiste na ingestão de algumas colheres do vinagre de maçã antes das principais refeições do dia. No entanto, essas celebridades tomam de meio a um copo de vinagre de maçã antes das refeições.

Essa dieta é famosa porque consiste na diminuição da absorção de gordura pelo organismo que tem como consequência o emagrecimento. Haja vista que o ácido acético proveniente desse vinagre ajuda na ação da insulina, fazendo com que maior quantidade de glicose seja absorvida, estimulando então a conversão da mesma ao seu estado de reserva, o glicogênio, no fígado. Assim, para se obter energia suficiente, as reservas lipídicas, são acionadas para serem degradadas pela via denominada β- oxidação , a qual forma no final acetil-coA, FADH2 e NADH, que serão posteriormente utilizados no ciclo de Krebs e na cadeia transportadora de elétrons respectivamente para a produção de ATP. Dessa forma, com maior grau de glicose sendo absorvido no corpo, a pessoa tende a se sentir saciada por um período prolongado, o que faz o indivíduo ingerir menos alimentos e juntamente com a queima de gorduras, observa-se uma diminuição do peso.

Além disso, o vinagre de maçã, possui os ácidos málico e tartárico que matam bactérias prejudiciais da flora intestinal e do fígado, ajudando assim na desintoxicação do aparelho digestório que é intoxicado normalmente devido a má alimentação e a poluição ambiental. Adicionalmente, o ácido málico atua no ciclo de Krebs, o qual auxilia na produção de ATP, a forma energética necessária para a sobrevivência humana.

O vinagre de maçã além desses beneficios possui ferro(ajuda no transporte sanguíneo, por exemplo), ácido fólico(combate a anemia,entre outras funções) e potássio( um canal de nutrientes para as células e ajuda na dissolução de cálcio, acabando com depósitos desse íon nos tecidos, o que dificulta a obtenção de várias doenças como artrite e osteoporose).

O vinagre de maçã pode ser um excelente meio para ajudar no metabolismo do corpo desde que a pessoa saiba utilizá-lo com bom senso, porque ingerir grande quantidade desse vinagre causa disfunções severas. No caso dessas artistas, ao invés de manipular até 2 colheres de chá,desse vinagre à saladas, como é permitido por nutricionistas, elas bebem um copo cheio!

A alta ingestão de vinagre leva à total falta de apetite. Assim, elas deixam de se alimentar e passam a não receber os nutrientes fundamentais para uma regulação metabólica ideal. Essa crítica falta de vontade de comer é derivada da intensa ação do hormônio insulina, além da constante ativação da via de β- oxidação , como já dito anteriormente. Nutricionistas e médicos afirmam que o vinagre de maçã não pode ser utilizado como dieta, e sim, apenas como complemento alimentar. "Não podemos exagerar na dose de vinagre, pois o ácido acético tem a capacidade de agredir as mucosas da parede estomacal, podendo provocar gastrite ou úlcera", diz a nutricionista Lidiane Martins, diretora da NUTRY UP na área de Nutrição e Gastronomia e atua como docente do SENAC rio. O ácido acético aumenta a acidez do estômago o que aumenta a irritação e retarda o esvaziamento da mucosa gástrica. Essa mucosa pode ficar apenas inflamada, como também pode apresentar pequenas erosões que podem provocar hemorragias mais ou menos abundantes.

Quando se trata de tentar obter o peso desejado, promover a eficiência do metabolismo é absolutamente obrigatório, caso contrário, os alimentos não serão metabolizados corretamente, e de nada adiantará ter uma aparência esbelta, se interiormente estar-se-à totalmente desregulado. Fundamental é ser saudável e se for preciso deixar de seguir a moda, que assim seja.

Por Rayssa Carvalho Teodoro

Referências:

www.hypescience.com

www.saude.abril.com.br

www.fazfacil.com.br

www.pubmed.gov

www.florais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário