segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Ortorexia. Do que se trata? Será que você tem hábitos parecidos? Cuidado!!


ORTOREXIA é o termo que os profissionais da saúde estão tratando pessoas que tem complexos com relação à alimentação, que se preocupam minuciosamente com a saúde. São pessoas que de alguma forma exageram em cuidados com a alimentação e com o corpo, o que também pode acarretar em danos severos à saúde.

Compulsivos por rótulos de alimentos, os consumidores buscam cada vez mais analisar e entender os rótulos a fim de adquirirem de certa forma, alimentos mais saudáveis. Analisando o teor de sal, açúcar e de gordura em sua maioria, muitas vezes acham que uns alimentos são mais nutritivos que outros da mesma categoria, o que muitas vezes pode trazer déficit de nutrientes importantes e excesso de outros que podem ser prejudiciais à saúde. A análise de rótulos vem sendo cada vez mais comum na atualidade, muitas vezes pela necessidade da informação, mais o excesso de cuidado e de restrição de certos alimentos essenciais, pode acarretar em problemas por deixar, algumas vezes, de comprar alimentos que poderiam ser interessantes ao organismo.

Pessoas que se preocupam minuciosamente no preparo da refeição, dependendo da preparação, que sentem necessidade de acompanhar detalhadamente quais são os alimentos utilizados e como são utilizados, porque dependendo do preparo, não apreciam a refeição, também devem ter cuidado. É uma questão individual, mais que se faz necessário um acompanhamento, pois se tornando rotineiro, pode acarretar em danos à saúde por desenvolver limitações e complexos sérios com relação à alimentação por deficiência de nutrientes.
Está cada vez mais comum as pessoas cortarem gordura, carne vermelha e carne branca da dieta, que associados a costumes exagerados e que buscam hábitos demasiadamente saudáveis, também podem desencadear danos à saúde. Na verdade, tudo em excesso pode ser prejudicial, por isso é interessante que tudo seja realizado com cuidado e com acompanhamento de um médico ou nutricionista, para que danos mais severos não sejam agregados.



É interessante se ater a cuidados básicos na alimentação, mais restringir alimentos ou condimentos pode ser prejudicial, tendo em vista que restringir algo se torna bastante radical. O sal, por exemplo, que muitas pessoas hoje em dia estão restringindo o seu consumo, em excesso pode ser bastante prejudicial, pois em longo prazo pode acarretar em hipertensão arterial e retenção de líquido, por exemplo, mais em contrapartida, retirar totalmente o sal da dieta também pode ser prejudicial, pois o sal ajuda na manutenção do fluxo sanguíneo. A recomendação no Brasil é de 6g de sal/dia, de acordo com o guia alimentar para a população brasileira (Brasil/MS, 2006).



A carne vermelha e a carne branca são excelentes fontes de proteínas, vitaminas e minerais, sendo essenciais ao organismo. Cortar essa fonte de nutrientes da dieta pode ser radical, e se faz necessário um acompanhamento e a suplementação nesse caso é interessante para suprir as necessidades do organismo. O excesso de gordura deve ser evitado, pois acarreta em deposição de gordura nos tecidos, entupimento das artérias e risco de hipertensão arterial sistêmica. Mas a falta da gordura da carne e de outros alimentos, pode desenvolver problemas na síntese de colesterol e de hormônios, pois dependem da gordura para que sejam produzidos.

Todos esses pontos devem ser analisados cuidadosamente e de preferência com o acompanhamento de um profissional especializado no assunto. São questões que podem desencadear danos sérios à saúde e gerar uma dependência de hábitos saudáveis, que vem sendo tratado como ortorexia. A restrição de algo se torna muito radical e em toda dieta o indivíduo pode consumir de tudo um pouco, desde que tenha disciplina para isso e não é necessário muitas vezes chegar a esse ponto de restringir algum alimento, pois se torna prejudicial para a própria dieta.
Disciplina é fundamental para a manutenção da saúde, mais para isso, é interessante que se tenha limites, pois até mesmo os exageros com relação aos hábitos saudáveis podem ser bastante prejudiciais à saúde e continuidade de uma dieta realmente saudável.




Por Érika Guedes Freire.


Referências:


-VITOLO,M.T.Nutrição da gestação à adolescência.Rio de Janeiro,RJ.2003.

- Jornal Hoje (05/08/2010)

- www.pubmed.gov

Nenhum comentário:

Postar um comentário