quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Mito ou Verdade?!




“Você come no jantar? Cuidado: esse hábito sempre engorda!”


Essa frase foi encontrada em uma reportagem de uma revista feminina que retratava uma moça que ao parar de se alimentar à noite emagreceu bastante e dava dicas de como não precisar se alimentar nesse horário, uma vez que, se você come a noite você ganha muito mais peso corporal do que quando come de dia, ou seja, que se tratava de um hábito que sempre fazia com que a pessoa engordasse.

Tal informação é muito disseminada e grande parte dos leitores acredita nessa afirmação. Quem nunca ouviu: ”Quer emagrecer? Então deixe de jantar que você emagrece bem rapidinho!” ?!... Pois é, é uma frase bem conhecida, mas tomem cuidado com essas afirmações!!

Foi publicado na revista médica British Medical Journal (BMJ), um estudo que analisou tal afirmação. Foram selecionados 2.500 pacientes onde foi observado se o consumo alimentar durante o jantar realmente engordava muito mais. O Resultado de tal estudo mostrou que o jantar não tinha relação com o aumento do ganho de peso do paciente e sim a quantidade de calorias ingeridas durante o dia todo. Logo, eles concluíram que: ‘’Comer demais à noite não engorda mais do que comer demais em qualquer outra hora do dia. Pessoas que pulam o café da manhã também tendem a engordar, mas não porque comem mais à noite, e sim porque, nesse caso, comem mais ao longo do dia.”

É recomendado realizar refeições de 3 em 3 horas, de preferência com acompanhamento nutricional seguindo um plano alimentar próprio para seu perfil metabólico. Todas as refeições são muito importantes e necessárias para o organismo, uma vez que até mesmo durante o sono ele continua em atividade e realizando normalmente as funções corpóreas, como a digestão, crescimento, renovação celular entre outras. Sabendo disso, o jantar é tão importante como qualquer refeição do dia e deve conter os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.

É fato que durante a noite, o metabolismo diminui, uma vez que não há a realização de outras atividades, o que faz com que o gasto energético seja menor durante o sono, porém, como foi dito antes mesmo no sono, há necessidade de nutrientes para a continuação das tarefas do organismo. Não é recomendado abrir mão do jantar e da ceia, uma vez que o organismo fica sem receber nutrientes durantes horas por causa do sono, se essas horas forem prolongadas com um jejum desde o final da tarde, o tempo total sem recebimento de nutrientes será muito grande e o corpo entrará num estado de jejum prolongado o que o fará consumir suas próprias reservas energéticas, protéicas e lipídicas para manter os níveis necessários para o funcionamento mínimo do organismo e as conseqüências disso não são favoráveis para o corpo.

A afirmação de que “como não gastamos a energia consumida no jantar, engordaremos mais” se torna verdadeira quando se trata de um jantar/ceia farta, hipercalórica, pois são refeições mais propensas a engordar do que as que são balanceadas e leves por possuir excesso de alimentos e calorias.

Com isso, não jantar não é recomendado para perder peso. O recomendado é consumir uma refeição variada, colorida e balanceada para poder suprir as necessidades metabólicas do organismo que necessita de nutrientes para poder funcionar.

Então, continua valendo a regra: Queime as calorias desnecessárias praticando atividades físicas e mantenha uma dieta saudável, em todas as horas do dia.

Por Thaíza Pascarelli



Referencias:

British Medical Journal

Nenhum comentário:

Postar um comentário