quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Cerveja, será ela uma vilã??


A mídia, muitas vezes associa bebida alcoólica à vitalidade, à saúde, sempre correlacionando com pessoas que aparentam estar saudáveis, homens e mulheres com corpos impecáveis e isso muitas vezes está associado à nutrição de uma maneira geral. Recentemente, um novo estudo da Harvard Medical School, nos Estados Unidos, mostrou que mulheres que bebem cerveja com freqüência, têm maiores chances de desenvolver psoríase, uma doença crônica da pele, caracterizada pela presença de eritemas e escamas avermelhadas. Na pesquisa foram analisados dados de mais de 82 mil mulheres, com idades entre 27 e 44 anos, e seus hábitos de consumo de álcool durante seis anos.

Os pesquisadores observaram um aumento de 72% no risco de psoríase entre as mulheres que bebiam mais que uma média de 2,3 cervejas por semana em relação às mulheres que não bebiam. Para as mulheres que bebiam cinco copos de cerveja por semana, o risco era 130% maior. No entanto, as mulheres que bebiam qualquer quantidade de cerveja não alcoólica, vinho ou bebidas destiladas não apresentaram um aumento do risco de desenvolver psoríase.

A psoríase na maioria das vezes afeta as áreas de atrito da pele como cotovelos e joelhos.
Mas também afeta o couro cabeludo, as palmas e as plantas das mãos, os pés e as unhas e para o diagnóstico, os médicos solicitam uma biópsia da pele. O histórico familiar para essa patologia, também é levado em conta, já que a maioria dos casos tem origem genética. “O fator emocional não causa a psoríase, mas detona as crises quando o paciente tem predisposição. Drogas, infecções e alterações hormonais também podem desencadear a formação de escamas”, afirma o dermatologista Cesar Cuono.

Existem casos de psoríase considerados como sendo severos, que levam a deformidades das articulações, por isso o tratamento é essencial. Os cremes a base de cortisona, banhos de luz ultravioleta ou de sol, remédios imunossupressores e derivados de vitamina A, conhecidos como retinóides (que são da mesma espécie dos que tratam a acne), podem controlar o problema.
A conseqüência do uso demasiado de bebida alcoólica por mulheres, como dito no começo, está associada também à psoríase, que é um estudo recente, fora tantas outras conseqüências que sempre existiram, como: doenças pulmonares (quando o consumo de bebida é excessivo), hepatite podendo evoluir para uma cirrose hepática, gastrites e gastroenterites, pancreatite (ocasionando na destruição das células do pâncreas), esteatorréia (eliminação de gordura pela fezes), infarto (associado a grandes quantidades de gordura circulante), enfim, diversas patologias que muitas vezes não são retratados com a mesma importância pela mídia.

Alguns componentes não-alcoólicos da cerveja, que não são encontrados no vinho ou nos destilados, podem estar relacionados ao surgimento da psoríase, segundo alguns pesquisadores. O estudo, publicado na revista especializada Archives of Dermatology, sugere que a causa do aumento no risco de psoríase pode ser o glúten da cevada, usada na fermentação da cerveja. De acordo com o estudo, as pessoas com psoríase podem ter uma sensibilidade maior ao glúten.

O glúten é a principal proteína presente na Aveia, Trigo, Cevada, Centeio e Malte (subproduto da cevada), cereais que são utilizados na composição de alimentos, medicamentos, bebidas industrializadas, assim como cosméticos que outros produtos que não devem ser ingeridos. O Malte, muito questionado, é um produto da fermentação da cevada e apresenta também uma fração de glúten. O glúten não desaparece quando os alimentos são assados ou cozidos, e por isto uma dieta deve ser seguida à risca.
Em pessoas com sensibilidade, leva ao dano das microvilosidades do intestino delgado e prejudica a absorção dos alimentos, o que caracteriza a doença celíaca.
Sendo assim, como as pessoas com psoríase podem ter uma sensibilidade maior ao glúten, essas devem ter cuidado ao consumirem qualquer alimento com essa proteína, pois os danos podem ser severos ao organismo. Apresentando qualquer dos sintomas citados, é interessante que se procure um médico para maiores esclarecimentos.
Assim como qualquer alimento consumido em excesso pode causar danos à saúde, o consumo demasiado de cerveja e de qualquer outro tipo de bebida alcoólica, também acarreta danos. É interessante que toda bebida alcoólica seja ingerida de forma moderada, pois em longo prazo pode desencadear dependência, comprometimento dos neurônios, doenças hepáticas, doenças renais pela elevação do ácido úrico, além de tantos outros comprometimentos psicomotores que podem ocorrer. É interessante também que se tenha consciência ao dirigir após ingerir bebida alcoólica, tendo em vista que é uma das principais causas de morte dos jovens no Brasil.A mídia tem influências consideráveis na vida de grande parte da população mundial e dela, sempre se deve fazer o uso consciente. Antigamente, o cigarro era tratado da mesma maneira que hoje são as bebidas alcoólicas, relacionados a estilo de vida saudáveis, enfim, e hoje essa vertente se modificou, tendo em vista que a quantidade de problemas relacionados ao tabagismo tem aparecido cada vez mais e as pessoas estão mais conscientes do uso. O mesmo se espera com relação às bebidas alcoólicas, pois o seu uso freqüente e intenso pode acarretar em danos tão severos quanto aos relacionados ao tabagismo, se tornando mais prejudicial ainda quando associados, portanto, se ingerir bebida alcoólica, tenha consciência, pois além de danos físicos, podem ocorrer danos psíquicos e uma dependência. APRECIE COM MODERAÇÃO!


Por Érika Guedes Freire.
REFERÊNCIAS

http://www.sindicerv.com.br/cerveja-saude.php
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S151644462004000500002&script=sci_arttext&tlng=es
http://www.acelbra.org.br/2004/doencaceliaca.php
http://www.santalucia.com.br/clinica-geral/alcoolismo/alcoolismo-p.htm


















Nenhum comentário:

Postar um comentário