quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Fast food X fast food saudável




Traduzindo do inglês, Fast food significa “comida rápida”, ou seja, são aquelas refeições confeccionadas

rapidamente e que podem ser ingeridas em pouco tempo.

A agilidade do serviço, os horários de funcionamento e os preços acessíveis são uns dos aspectos que influenciam as pessoas a escolherem esses tipos de alimentos. Porém, mesclado a isso, a necessidade de se alimentar de maneira mais saudável aumentou, sendo conseqüência dos meios de comunicação que frequentemente exaltam a necessidade de se alimentar da maneira mais saudável possível.

Com isso, uma nova tendência ganha espaço no mercado alimentício e faz crescer seu consumo entre os consumidores, é o chamado Fast food saudável, que são aquelas redes de restaurante que optam por oferecer alimentos leves e considerados saudáveis como saladas, comidas integrais, sucos, entre outros. E é isso que está sendo incentivado na reportagem abaixo, o consumo desse tipo de alimento.

De fato, comparando os alimentos servidos pelos fast food tradicionais e os saudáveis observam-se divergências nutricionais e qualitativas significativas, como por exemplo, o tradicional possui alto percentual de carboidratos, gorduras, açúcares e sal, porém, concentrações baixas de vitaminas, minerais e fibras alimentares.

O elevado consumo de sódio contribui para o desenvolvimento de Hipertensão Arterial Sistêmica, de retenção hídrica e osteoporose, além do aumento da excreção urinária de cálcio porque os rins reabsorvem o sódio preferencialmente ao Cálcio. Com isso, há uma sobrecarga na função renal, o que pode acarretar, posteriormente, falência desse órgão.

Outra conseqüência do consumo exagerado de fast food é o aumento do consumo de gorduras, principalmente as saturadas, o que acarreta aumento nos níveis de triglicerídeos, de colesterol total, colesterol LDL e diminuição de HDL, ou seja, o perfil lipídico é bastante alterado. E o excesso do consumo de açúcares provoca, a longo prazo, o desenvolvimento de doenças como Diabetes mellitus, Obesidade, cardiopatias entre outros.

Além disso, possuem também elevadas concentrações de corantes, estabilizantes, conservantes e outros tipos de aditivos que melhoram sensorialmente os alimentos, mas podem fazer mal à saúde.

Com isso, a escolha por fast foods saudáveis é muito mais recomendado do que os tradicionais, porém, vale ressaltar que se alimentar de fast food tem que ser uma prática rara e não um costume, uma vez que, mesmo que sejam ofertados alimentos menos calóricos e mais ricos em micronutrientes, esses fast foods também podem conter muitos aditivos e conservantes.

Tem que haver uma maior mobilização das pessoas para optarem por alimentos in natura e de preferência feitos em casa. Por não ser visto o modo de preparo desses alimentos, a pessoa não consegue ter o controle sobre o consumo de macro e micronutrientes, como por exemplo, o sódio. Com isso, torna-se importante que a preferência seja realizar refeições em casa, porém, se não houver essa possibilidade, que seja preferidos os fast foods saudáveis, que são mais benéficos que os fast foods tradicionais.


Reportagem retirada na íntegra do site: Yahoo. minha vida:

“Quiz: você sabe comer fast food de forma saudável?

O consumo em excesso de comida fast food é condenado porque muitas opções são calóricas, ricas em gordura saturada, açúcares, sódio e conservantes, uma turma que provoca um mal danado à saúde do organismo, como doenças cardiovasculares e obesidade. Mas isso não significa que eles estejam proibidos. De forma isolada o consumo de fast food não faz mal. O que não devemos fazer é substituir as refeições por lanches. Além disso, podemos, atualmente escolher um fast food saudável. Quer exemplos? Já reparou que tem até comida japonesa ou buffet exclusivo de saladas entre as opções nas praças de alimentação dos shoppings. Muitas redes já estão preocupadas em oferecer opções que incluam vegetais, frutas, iogurtes e preparações mais leves. E será que você sabe fazer a melhor escolha para a sua alimentação? Responda as perguntas e descubra.

1) Um fast food saudável prioriza um cardápio com:

(X) Pratos balanceados, rico em vegetais e preparações com pouca gordura

( ) Pratos saborosos, crocantes e com porções generosas

Prefira pratos grelhados, assados, cozidos e que contenham legumes e verduras. "As melhores opções são sempre combinações com alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais, com teor reduzido de gordura e de açúcares"

2) Um sanduíche considerado saudável leva:

( )Pão branco, bacon, hambúrguer de carne bovina, queijo, alface e maionese

(X) Pão integral, hambúrguer de carne bovina, salada de alface, tomate e cenoura e pouco queijo

Sempre que possível, escolha pão integral, lanches que incluam folhas, cenoura e frios com menor teor de gordura. Evite os lanches que contenham queijos godurosos, bacon e frituras",

3) Além de hambúrguer e pizza, também podemos encontrar fast food de:

(X) Lanches naturais, culinária japonesa e buffet de comida caseira, além de outros

( ) Mais nada. O termo só engloba sanduíches

Em um restaurante japonês fast food, por exemplo, opte pelos peixes, como atum e o salmão, ricos em gorduras benéficas para o coração. "Prefira opções saudáveis na culinária oriental como shitake, shimeji, missoshiro, camarões cozidos, frango grelhado, sashimi, tofu e legumes. Mas evite as preparações fritas e calóricas"

4) O consumo de fast food é preocupante quando ultrapassa:

( ) Três vezes na semana

(X) Não há uma regra para isso

O que deve ser considerado é o que foi escolhido para compor sua dieta. Pois frequentar fast foods pode não ser considerado nocivo desde que a pessoa seja consciente e responsável por escolhas alimentares mais saudáveis

5) Na hora do jantar, o melhor a fazer é optar por:

( ) Algo que sustente, o mesmo que comeria no almoço

(X) Algo nutritivo, porém mais leve

Sempre devemos optar por alimentos mais nutritivos em ambas as refeições, porém ressalta-se que no período noturno a melhor opção é ingerirmos uma quantidade menor e uma refeição pobre em gordura para não dificultar a digestão. Dessa forma, seu estômago não ficará pesado e assim fica fácil dormir bem

6) As melhores opções de sobremesa em um fast food são:

( ) Sorvetes e milk-skakes

(X) Frozen iogurte ou frutas

Os doces já levam açúcar, mas os sorvetes ainda carregam gordura. Opte sempre por versões light ou mais leves de sobremesas.

7) As bebidas mais indicadas para acompanhar a refeição são os:

( ) Refrigerantes

(X) Sucos ou chás gelado

Ricos em açúcar, os refrigerantes fornecem calorias sem oferecer nutrientes importantes para o nosso corpo, como vitaminas e sais minerais. Mesmo as versões light e zero não fornecem nutrientes. Além disso, as bebidas gaseificadas distendem o estômago dando uma falsa sensação de saciedade. Isso poderá antecipar a sensação de fome, podendo levar a um excesso alimentar durante o dia.”

Por Thaíza Pascarelli


Referências:

http://yahoo.minhavida.com.br/resultadoTeste.aspx?agrCodigo=1532753

http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI755943-EI1501,00.html

http://www.nutricaoemfoco.com/2010/07/28/cuidados-com-o-consumo-de-sal/

Nenhum comentário:

Postar um comentário