sábado, 21 de agosto de 2010

Para aqueles que acham que bebida açucarada não faz tão mal quanto comida sólida, cuidado!








Dietas têm um efeito local sobre saúde bucal, principalmente sobre a integridade dos dentes, pH e composição da saliva e placa. Nutrição, no entanto, tem um efeito maior sobre a integridade da cavidade oral, incluindo dentes, periodonto (estrutura de suporte dos dentes), mucosa oral e osso alveolar. Alterações na ingestão de nutrientes e no consumo de dietas, afetam absorção, metabolismo e/ou excreção dos mesmos pelo corpo, podendo atrapalhar inclusive a integridade dos dentes.

Açúcar e cáries estão intimamente ligados. No entanto, o problema dessa relação está mais na forma como esses açúcares são consumidos do que a quantidade dos mesmos que foi ingerida durante a alimentação.

A cárie dentária é uma doença que ataca os dentes por meio de um processo chamado desmineralização. O ataque se inicia pelo esmalte dentário e é feito por ácidos. Esses ácidos são produzidos pelas bactérias Streptococcus mutans e lactobacilos que compõem a placa bacteriana (conjunto de bactérias que se acumulam na estrutura dentária). Esses ácidos são um fator determinante para desenvolvimento de cáries, pois a desmineralização consiste no valor de pH da placa abaixo do valor crítico, normalmente 5,5, sendo que tal abaixamento de valor permite o crescimento das bactérias acidogênicas. A lesão se desenvolve a partir do resultado do equilíbrio entre desmineralização e remineralização, em que o último processo é significativamente mais lento do que o anterior e é determinado pelo resultado líquido de placa e saliva com níveis de pH acima de um valor crítico, sendo altamente saturados com cálcio e fosfatos.

Sendo assim, os carboidratos de açúcares simples,como a glicose e frutose, são os precursores para a ativação das cáries. Logo, dieta e nutrição podem interferir com o equilíbrio da desmineralização e remineralização do dente fornecendo açúcares e outros carboidratos fermentáveis, que são metabolizados aos ácidos pelas bactérias de placa. Esse metabolismo dura em torno de 30 minutos. Isso significa dizer que uma lata de refrigerante é bem menos prejudicial para os dentes quando consumida em apenas alguns minutos do que a mesma lata de refriger ante quando consumida por algumas horas com goles repetidos, pois todas as vezes que o açúcar é levado à bactéria, o ácido é formado.


Os refrigerantes são considerados um dos meios mais fácil do homem ingerir açúcares. O problema é que vários críticos têm acusado o xarope de milho rico em frutose, um adoçante barato que está presente nesses tipos alimentares. Todos os adoçantes quando adicionados às bebidas, contribuem para o aumento das calorias que não ajudam a satisfazer o apetite e sim, contribuem para o aumento do excesso de glicose no sangue que será desviado, então, para a formação de lipídeos. Todos esses eventos acabam contribuindo para a fisiopatologia da síndrome metabólica. A frutose em refrigerantes pode também promover aumento alimentar diretamente pelo seu efeito sobre o hormônio leptina, que sinaliza ao cérebro que já se teve o suficiente para comer. A elevação do consumo de frutose resulta em resistência ao sinal da leptina.

Diversos estudos mostraram que as pessoas não compensam as calorias extra líquido comendo menos alimentos sólidos, porque bebidas açucaradas fazem pouco para conter o apetite, talvez porque eles são metabolizados tão rapidamente, talvez por causa da ação da frutose sobre a leptina.

A cárie é uma doença infecciosa que acontece por uma ação combinada entre dente, placa bacteriana, açúcar e outros fatores determinados pelo ambiente bucal. Infelizmente, as pessoas têm resistência para reduzir o consumo de açúcar, pois o açúcar é muito agradável ao paladar e é gerador de energia. Logo, se há dificuldade de controle alimentar, o mínimo a se fazer é regular pelo menos o modo de ingestão desses açúcares, em especial dos açucares líquidos provenientes dos refrigerantes. Pois, por mais que sejam pouco ingeridos, eles causam severos danos à manutenção corporal.

Por Rayssa Carvalho Teodoro


Referências:

www.nytimes.com

www.ajcn.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário