quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Dieta Low Carb!




Também conhecida como Dieta da Proteína, é uma das dietas mais difundidas, que reuni um grande número de adeptos e tem como promessa a obtenção de um considerável emagrecimento em um curto período de tempo.

Trata–se de uma dieta que incentiva a redução do consumo de carboidratos da alimentação, consumindo em maior quantidade proteínas, gorduras e os micronutrientes. É uma dieta muito controversa por obter tantos aspectos positivos quanto negativos.

Os aspectos negativos dessa brusca redução de carboidratos na dieta podem ser:

· Uma alta produção do hormônio glucagon, o que gera um processo degradativo intenso, ou seja, o organismo entra em uma situação somente de degradação metabólica.

· Pela baixa glicemia, a gliconeogênese é ativada utilizando como substrato os aminoácidos, originários da hidrólise das proteínas, principalmente as hepáticas, mas podendo ser, também, as oriundas das células nervosas.

· Outra via ativada é a da glicogenólise muscular, porém, não se estabiliza a glicemia através dessa reserva energética, uma vez que a glicose armazenada no músculo é necessária para o funcionamento do próprio músculo. Essa proteólise muscular produz grande quantidade de uréia, um metabólito que será eliminado na urina.

· O organismo necessita procurar outras fontes de energia para manter suas atividades biológicas funcionantes. As alternativas de energia surgem do consumo de proteínas e gorduras, que sofrem rápida quebra para gerar energia necessária para o metabolismo ocorrer, de maneira a suprir as necessidades do organismo o que proporciona a perda de peso.

· Há uma diminuição na concentração de piruvato e, consequentemente, sua conversão a oxaloacetato. Também por causa da baixa oferta de glicose, o organismo estimula a via da gliconeogênese que consome oxaloacetato obtido de aminoácidos. Com isso, a oxidação de acetil-CoA pelo Ciclo de Krebs fica impedida e essa acetil-CoA que se acumulou vai se condensar e formar corpos cetônicos. Quando há um acúmulo dê corpos cetônicos liberados na corrente sanguínea, estabelece-se uma situação de cetose, o que ocasiona acidose sanguínea, ou seja, diminui o pH do plasma que pode gerar, por exemplo, desnaturação de proteínas, além de intoxicação, ou até levar a um estado de coma.

· O tecido cerebral utiliza como combustível principal a glicose (um carboidrato) oriunda do glicogênio hepático para realizar suas principais funções, porém, sem a disponibilidade desse nutriente, o cérebro precisa suprir suas necessidades a partir da oxidação de outros nutrientes como os corpos cetônicos, que geram energia útil para o cérebro.

· Com o aumento do consumo de proteínas, há uma sobrecarga nas funções orgânicas do fígado e dos rins, uma vez que há a desaminação de aminoácidos gerando uréia, que gasta energia, favorecendo o emagrecimento, mas sobrecarrega os rins por ser eliminada na urina juntamente com a água, o que posteriormente pode acarretar falência desses dois importantes órgãos.

Porém, é uma dieta que também apresenta aspectos positivos, os mais significativos, podem ser:

· Redução dos triglicerídeos, VLDL e também possuem um efeito significativo na redução do LDL. Ou seja,melhora a razão HDL/ LDL de forma que diminuem significativamente o risco de patologias cardiovascular, ou seja, favorecem o tratamento de dislipidemias.

· Estudos defendem que este tipo de dieta pode reduzir inflamações, uma vez que, altos níveis de insulina são correlacionados com os marcadores de inflamação, a produção de insulina é menor com as dietas baixas de carboidrato. O marcador de risco cardiovascular, PCR, desce muito rápido quando uma dieta low carb é seguida, o que, proporciona, também, redução na pressão arterial sistêmica.

Com isso, conclui-se que se trata de uma dieta bastante controversa e que fica no limiar do que poderia ser considerada realmente saudável, uma vez que gera importantes transtornos para o organismo. Por isso, torna-se mais que necessário o acompanhamento através de avaliações laboratoriais periódicas de alguns marcadores sanguíneos para observar e analisar como o organismo reage a essa série de mudanças e se ocorrer de surgir algum problema, conseguir interromper a dieta a tempo de ocasionar algum malefício.

Além disso, é de extrema importância a procura por profissionais da saúde, como Nutricionistas, que estão aptos a prescrever dietas adequadas e intervenções alimentares que condizem com a realidade de cada paciente.

Por Thaíza Pascarelli


Referências Bibliográficas:

MARZZOCO, ANITA. TORRES, BAYARDO. Bioquímica básica. 3ª ed. Rio de Janeiro. Ed: Guanabara Koogan, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário